No final da década de 1950 em Ontário, o indígena nativo canadiano Saul é retirado da sua família e enviado para o internato de uma escola católica. Saul testemunha abusos horríveis nas mãos das pessoas a quem foi confiado e não pode falar na sua língua nem abraçar a sua herança indígena. Mas ele descobre o hóquei no gelo. Fica fascinado pelo desporto e aprende secretamente a jogar, desenvolvendo uma habilidade única e rara de ver o jogo. Mesmo assim os fantasmas do passado continuam presentes, ameaçando a sua carreira e futuro promissores.
Antonin é charmoso, inteligente e bem-falante. Tem tudo o que é preciso para se tornar um escritor de sucesso. Apesar disso, apenas usa a sua oratória para se livrar dos problemas em que constantemente se vê metido. Respeitando o distanciamento social, vai interagindo com as várias mulheres da sua vida.
Uma comédia escrita e realizada pelo canadiano Denis Côté (“Bestiaire”, “Curling”, “Vic + Flo Viram Um Urso”), com Maxim Gaudette, Larissa Corriveau, Ève Duranceau, Kathleen Fortin e Éléonore Loiselle nos papéis principais.
Funny Boy passa-se em Colombo, Sri Lanka, em 1972. Arjie é o segundo filho de uma família rica e que gosta de brincar de casamentos de mentira mais do que jogar cricket com a família. Ele é ajudado pela tia Radha, que lhe ensina sobre musicais, mas Radha vai para o Canadá para se casar e achar a sua outra cara metade. Com o casamento de Radha, a infância de Arjie termina e ele vê-se no meio da Guerra Civil do Sri Lanka.
*sessão com a presença do actor Gabriel D’Almeida Freitas
Quando uma amiga em comum pede a Matthias e Maxime para filmar uma cena de um beijo entre ambos para uma curta-metragem, eles aceitam. O que não poderiam prever era que esse momento de intimidade tivesse tal efeito dentro de si, ou que alterasse tão completamente a forma como se veriam um ao outro…
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático escrito, realizado e protagonizado pelo canadiano Xavier Dolan, autor de “Como Matei a Minha Mãe” (2009), “Amores Imaginários” (2010), “Laurence Para Sempre” (2012), “Tom na Quinta” (2013), “Mamã” (2014), “Tão Só o Fim do Mundo” (2016) ou “A Minha Vida com John F. Donovan” (2018). Para além de Dolan, o elenco conta ainda com o actor e humorista de origem portuguesa Gabriel D’Almeida Freitas (como Matthias), assim como Pier-Luc Funk, Samuel Gauthier, Antoine Pilon, Adib Alkhalidey, Anne Dorval, Micheline Bernard, Marilyn Castonguay e Catherine Brunet.
Após a morte prematura da mãe, Jeanne e Simon (Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) recebem, em testamento, dois envelopes distintos dirigidos ao pai, supostamente falecido, e a um irmão que não imaginavam sequer existir. Conscientes dos segredos que precisam ser revelados, deixam as suas vidas para trás e partem em direcção à sua terra de origem, no Médio Oriente, em busca do pai e do irmão que não conhecem, tentando cumprir o último desejo da progenitora. E é desta maneira improvável, cruzando fronteiras e épocas, que eles conhecem o passado e a cultura da sua família e encontram as respostas que sempre procuraram: quem foi a sua mãe e quais os mistérios que circundam a sua vida.
Realizado por Denis Villeneuve, o filme é baseado na aclamada peça do escritor e actor canadiano de origem libanesa Wajdi Mouawad. Depois de estreado no Festival de Veneza, “Incendies – A Mulher que Canta” foi um dos nomeados ao Óscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2011.