CINEMA FRANCÊS EM ESTREIA é um ciclo de cinema constituído por seis estreias nacionais a decorrerem entre Junho e Novembro, com uma cadência mensal.
Este ciclo apresenta um conjunto de cineastas que ainda não chegaram ao circuito comercial em Portugal, mas que já contam com um impressionante percurso pelo circuito internacional de festivais de cinema.
Um programa com seis filmes que na sua interessante diversidade constroem uma boa amostragem do cinema francês contemporâneo, ao passo que sugerem uma estimulante ideia de prospectiva de uma geração de cineastas. A ver vamos.
Mas, por agora, é vê-los no Cinema Trindade sem reservas. A única reserva que se aceita é aquela que garante o seu lugar na sala de cinema!
PROGRAMA
ESTREIA DIA 15 DE JUNHO
OS PIORES
de Lise Akoka & Romane Gueret
[França / 2022 / 99 min]
Um grupo de adolescentes problemáticos do mesmo bairro são seleccionados para protagonizar um filme durante o Verão. Os bastidores da rodagem do filme, assim como as conexões entre os jovens, as suas histórias de vida e os dilemas do realizador são as linhas que conduzem a narrativa.
ESTREIA DIA 06 DE JULHO
OS CINCO DIABOS
de LÉA MYSIUS
[França / 2022 / 95 min]
Vicky (Adèle Exarchopoulos), uma criança estranha e solitária, tem um dom: consegue sentir e reproduzir qualquer odor que queira, que armazena em frascos cuidadosamente rotulados.
Extraiu secretamente o odor da sua mãe, Joanne, por quem nutre um amor louco, quase doentio. Quando a sua tia afastada regressa inesperadamente, a invocação da sua fragrância
mergulha Vicky em memórias mágicas e sombrias, onde descobre os segredos da sua aldeia, da sua família e da sua própria existência.
ESTREIA EM AGOSTO
BADEN BADEN
de RACHEL LANG
[França / 2016 / 99 min]
Depois de ser maltratada por uma atriz de sucesso e pelo produtor, Ana, 26 anos, abonadona o set do filme em que trabalha para regressar a Estrasburgo, a sua cidade natal. Durante um verão escaldante, ela decide fazer uma pequena remodelação na casa-de-banho da avó, comer ervilhas e cenoura com ketchup, conduzir um Porsche, comer ameixas, dormir com a sua melhor amiga, perder a carta de condução e reatar com o seu ex-namorado. Um verão singular e caótico, durante o qual Ana tentará remediar a sua vida.
ESTREIA EM SETEMBRO
NOITES SELVAGENS
de PATRIC CHIHA
[França, Bélgica, Áustria / 2023 / 103 min]
Durante 25 anos, num grande clube nocturno, um homem e uma mulher aguardam juntos a chegada misterioso acontecimento. De 1979 a 2004, do disco ao techno, esta é a história de um amor, e de uma obsessão. Esse “acontecimento” acabará por se manifestar, mas de uma forma muito mais trágica, e triste, do que o esperado.
ESTREIA EM OUTUBRO
ORLANDO: A MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA
de PAUL B. PRECIADO
[França / 2023 / 98 min]
Em 1928, Virginia Woolf escreveu Orlando, o primeiro romance em que o personagem principal muda de sexo no meio da história. Um século depois, o escritor e ativista trans Paul B. Preciado decide enviar uma carta filmada a Virginia Woolf: o seu Orlando saiu da sua ficção e vive uma vida que nem ela poderia imaginar. Preciado organiza um casting e reúne 26 pessoas trans e não binárias contemporâneas, de 8 a 70 anos, que personificam Orlando.
ESTREIA EM NOVEMBRO
GERAÇÃO LOW-COST
de EMMANUEL MARRE
+ JULIE LECOUSTRE
[França, Bélgica / 2021 / 115 min]
Cassandre (Adèle Exarchopoulos.), uma hospedeira de bordo de uma companhia low-cost, vive entre viagens e redes sociais, enquanto lida com falsos sorrisos de boas-vindas no mundo da aeroviação, até que perde seu emprego e precisa de voltar para casa.