a

Lorem ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit dolor sit amet.

Image Alt

13ª FESTA DO CINEMA ITALIANO

DE 05 A 12 DE NOVEMBRO

BANGLA – 05 DE NOVEMBRO | 14:20

de Phaim Bhuiyan
[Itália / 2019 / 87 min]

Uma primeira obra divertida e encantadora sobre integração e identidade.
Phaim (Phaim Bhuiyan) 22 anos, oriundo do Bangladesh, vive em Torpignattara, nos subúrbios de Roma. Quando se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico. De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem de casar com uma mulher Bengali, e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado. Inspirado em factos e personagens verídicos, Phaim Bhuiyan é o protagonista do filme numa versão ficcionalizada da sua própria vida, num divertidíssimo tom “morettiano”.

IL CAMPIONE – 05 DE NOVEMBRO | 18:30

de Leonardo D’Agostini
[Itália / 2019 / 105 min]

Christian Ferro, filho dos subúrbios e o grande “orgulho de Roma”. Ferro é um jogador de futebol extremamente talentoso mas indisciplinado e emocionalmente complexo. Após vários episódios de distúrbios e desacatos, o presidente da sua equipa designa um tutor para ajudar a controlar o seu temperamento. Valério é um professor tímido e solitário que vive à sombra do passado, exatamente o oposto do campeão. Aprenderão um com o outro e disto nascerá uma inesperada relação.

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA PAIS (FIGLI) – 05 DE NOVEMBRO | 20:30

de Giuseppe Bonito
[Itália / 2020 / 97 min]

Sara e Nicola são casados e apaixonados. O casal tem uma filha de 6 anos e uma vida feliz. No entanto, a chegada do segundo filho atrapalha o equilíbrio da família, revelando problemas no relacionamento e insatisfações pessoais com implicações tragicómicas. Para além do irrequieto recém nascido, Sara e Nicola devem sobreviver num mundo hostil, com avós extravagantes, amigos à beira de um colapso nervoso e babysitters improváveis. Entre o instinto de fugir e o desejo de ficar, Sara e Nicola conseguirão resistir e permanecer juntos?

IL CAMPIONE – 06 DE NOVEMBRO | 14:20

de Leonardo D’Agostini
[Itália / 2019 / 105 min]

[VER INFORMAÇÃO ACIMA]

BANGLA – 06 DE NOVEMBRO | 18:30

de Phaim Bhuiyan
[Itália / 2019 / 87 min]

[VER INFORMAÇÃO ACIMA]

L’IMMORTALE – 06 DE NOVEMBRO | 20:30

de Marco D’Amore
[Itália / 2019 / 110 min]

L’Imortale é um “spin-off” de Gomorra, a série de crimes italiana baseada no best-seller de Roberto Saviano. O corpo de Ciro afunda lentamente nas águas escuras do Golfo de Nápoles. Na escuridão, surgem lembranças. Gritos de pessoas em fuga são abafados pela água. Estamos em 1980, a terra está a tremer e os edifícios caem. O choro de um bebé surge debaixo dos escombros. Dez anos depois, o mesmo bebé cresce e torna-se um menino que sobrevive sozinho nas ruas de Nápoles e recebe a educação do submundo. O filho sem rumo e de ninguém torna-se Ciro Di Marzio, l’Immortale.

10 GIORNI SENZA MAMMA (WHEN MUM IS AWAY) – 07 DE NOVEMBRO | 14:20

de Alessandro Genovesi
[Itália / 2019 / 94 min]

Giulia (Valentina Lodovini) tem três filhos com Carlo (Fabio De Luigi) e é uma mãe dedicada que parou de trabalhar para cuidar das crianças. No entanto, cansada da falta de ajuda, ela decide tirar férias durante dez dias e deixar o marido a tratar de tudo. Será que Carlo vai conseguir superar a tarefa ser pai sozinho?

EU, LEONARDO – 07 DE NOVEMBRO | 18:30

de Jesus Garces Lambert
[Itália / 2019 / 90 min]

EU LEONARDO é uma história fascinante para descobrir o homem, o artista, o cientista e o inventor: uma experiência nova e envolvente, duma perspectiva distante dos estereótipos. O protagonista principal absoluto do filme é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos da sua vida, um lugar vasto e abstrato onde a natureza e as cenas interiores vivem juntas e o seu génio ganha vida.

LA DEA FORTUNA – 07 DE NOVEMBRO | 20:30

de Ferzan Özpetek
[Itália / 2019 / 118 min]

Alessandro e Arturo estão juntos há mais de 15 anos e, apesar do sentimento que ainda têm um pelo outro, o seu relacionamento está em crise. Quando a melhor amiga de Alessandro, de repente pede que o casal cuide dos seus dois filhos por alguns dias, alterações acontecem na sua rotina diária e o amor leva-os a uma louca e inesperada mudança nas suas vidas. Ferzan Özpetek volta aos terraços de Roma para nos contar uma história que junta drama e comédia.

IL PECCATO – IL FURORE DI MICHELANGELO (O Pecado) – 08 DE NOVEMBRO | 14:10

de Andrei Konchalovsky
[Itália / 2019 / 134 min]

Último filme do realizador, que tem como protagonista o pintor e escultor Michelangelo. Um retrato do artista “divino” e a sua relação com o seu trabalho, particularmente, com a pedra – o mármore branco – do qual nasceram algumas das maiores obras artísticas do mundo, tais como a sublime estátua de David.

UN FIGLIO DI NOME ERASMUS – 08 DE NOVEMBRO | 18:30

de Alberto Ferrari
[Itália / 2020 / 107 min]

Quatro amigos de 40 anos – Pietro, Enrico, Ascanio e Jacopo – são chamados a Lisboa para o funeral de Amália, a mulher que os quatro amavam quando eram estudantes de Erasmus em Portugal. Amália deixou um legado inesperado: um filho concebido com um deles. Mas quem é o pai? Ainda à espera dos resultados do teste de ADN, os quatro amigos decidem procurar o filho misterioso de 20 anos e embarcam numa viagem ousada e emocionante por Portugal, juntamente com uma rapariga que oferece-se para ajudá-los.

PAOLO CONTE VIA CON ME (IT’S WONDERFUL) – 08 DE NOVEMBRO | 20:30

de Giorgio Verdelli
[Itália / 2019 / 102 min]

Paolo Conte é um dos maiores expoentes da cultura popular do mundo. As suas canções visuais formam um atlas imaginário da alma, um compêndio de som e poesia. Neste documentário, Paolo Conte, conta a história de quase cinquenta anos de uma figura eclética. Utilizando material de arquivo, Verdelli, transporta o espectador para uma viagem imaginária, um entrelaçamento de poesia e música através de canções, concertos, amigos e reflexões privadas do cantor. O filme fez parte da Selecção Oficial do Festival de Berlim 2020.

EU, LEONARDO – 09 DE NOVEMBRO | 14:20

de Jesus Garces Lambert
[Itália / 2019 / 90 min]

[VER INFORMAÇÃO ACIMA]

FAVOLACCE (BAD TALES) – 09 DE NOVEMBRO | 20:30

de Fabio & Damiano D’Innocenzo
[Itália / 2020 / 98 min]

O calor sufocante do verão atinge uma área residencial estéril nos subúrbios de Roma.  Muitas famílias vivem neste sítio, sem pertencerem a lado nenhum. Há uma misteriosa sensação de desconforto que pode explodir a qualquer momento. Os pais vivem constantemente frustrados por não serem de um subúrbio melhor, e o estilo de vida da classe média que esperariam ter, está muito longe dos seus horizontes. Mas os seus filhos são os verdadeiros protagonistas da onda de choque que leva toda a residência ao colapso.

LA DEA FORTUNA – 10 DE NOVEMBRO | 14:20

de Ferzan Özpetek
[Itália / 2019 / 118 min]

[VER INFORMAÇÃO ACIMA]

MOMENTI DI TRASCURABILE FELICITÀ (A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS) – 10 DE NOVEMBRO | 20:30

de Daniele Luchetti
[Itália / 2019 / 93 min]

Paolo anda todos os dias de scooter. Uma manhã, atravessa um cruzamento com o sinal vermelho, é atingido por um camião e morre. Mas e, se por causa de um erro de cálculo do Paraíso, ele ainda tivesse uma hora e meia de vida? Uma hora e meia para aquilo que conta realmente, para estar com as pessoas que ama, os filhos, os amigos e apreciar as pequenas coisas da vida. Mas será que conseguirá alcançar toda esta felicidade numa hora e meia?

UN FIGLIO DI NOME ERASMUS – 11 DE NOVEMBRO | 14:20

de Alberto Ferrari
[Itália / 2020 / 107 min]

[VER INFORMAÇÃO ACIMA]

10 GIORNI SENZA MAMMA (WHEN MUM IS AWAY) – 11 DE NOVEMBRO | 20:30

de Alessandro Genovesi
[Itália / 2019 / 94 min]

Giulia (Valentina Lodovini) tem três filhos com Carlo (Fabio De Luigi) e é uma mãe dedicada que parou de trabalhar para cuidar das crianças. No entanto, cansada da falta de ajuda, ela decide tirar férias durante dez dias e deixar o marido a tratar de tudo. Será que Carlo vai conseguir superar a tarefa ser pai sozinho?

GLI ANNI PIÙ BELLI ( ÀS COISAS QUE NOS FAZEM FELIZES) – 12 DE NOVEMBRO | 20:15

de Gabriele Muccino
[Itália / 2020 / 129 min]

A história de quatro amigos, Giulio, Gemma, Paolo e Riccardo, ao longo de 40 anos, de 1980 até à atualidade, os seus sonhos, esperanças e decepções entrelaçados com os principais eventos da história italiana e internacional. Depois do sucesso de Cá por Casa Tudo Bem, Gabriele Muccino volta ao melodrama com um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, lembrando a melhores obras de Ettore Scola e com grandes interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria.

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA  DA FESTA DO CINEMA ITALIANO AQUI!