Lorem ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit dolor sit amet.
SOY CUBA – O MAMUTE SIBERIANO, de Vicente Ferraz [Brasil / 2005 / 90 min]
O documentário é o resgate de uma história perdida no tempo: a trajectória de um filme de propaganda da Revolução Cubana realizado em 1963 por uma equipa de cineastas soviéticos. Trechos da obra original intercalam-se com entrevistas do elenco e da equipa técnica de “Soy Cuba”, de Mikhail Kalatozov.
🎥 10 DE SETEMBRO
ANABAZYS, de Joel Pizzini e Paloma Rocha [Brasil / 2007 / 142 min]
Ao investigar as motivações estéticas e a luta incansável de Glauber Rocha (1939-1981) pela liberdade no país, “Anabazys” procura examinar as raízes dos pré-conceitos forjados historicamente contra “A Idade da Terra”, filme testamento do realizador baiano. Um documentário sobre um filme onde o autor assume também o papel de actor da sua verdade histórica. Com imagens inéditas de Glauber no exílio e cenas do seu programa de televisão, “Abertura”, “Anabazys” esclarece a postura polémica do realizador durante a ditadura, em defesa das aberturas democráticas no país. Documentário co-realizado pela sua filha Paloma Rocha.
🎥 17 DE SETEMBRO
BELAIR, de Noa Bressane e Bruno Safadi [Brasil / 2010 / 81 min]
Retrato da produtora criada por Julio Bressane e Rogério Sganzerla na década de 1970. Durante apenas quatro meses, a empresa realizou sete longas, mas graças ao conteúdo das obras foi forçada a encerrar actividade.
🎥 24 DE SETEMBRO
CHANTAL AKERMAN, DE CÁ, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira [Brasil / 2010 / 61 min]
Resultado da entrevista com a realizadora belga conduzida pelo co-realizador Leonardo Luiz Ferreira. Numa narrativa sem recurso a trechos de filmes que constituem a sua assinalável obra cinematográfica, apenas os depoimentos de Chantal Akerman constroem o filme, na qual ela reflecte sobre a sua vida, obra e o próprio cinema.