a

Lorem ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit dolor sit amet.

DOCS CINEMA

UMA ESTREIA TODAS AS SEMANAS!

🎥 03 DE SETEMBRO
SOY CUBA – O MAMUTE SIBERIANO, de Vicente Ferraz
[Brasil / 2005 / 90 min]
O documentário é o resgate de uma história perdida no tempo: a trajectória de um filme de propaganda da Revolução Cubana realizado em 1963 por uma equipa de cineastas soviéticos. Trechos da obra original intercalam-se com entrevistas do elenco e da equipa técnica de “Soy Cuba”, de Mikhail Kalatozov.

🎥 10 DE SETEMBRO
ANABAZYS, de Joel Pizzini e Paloma Rocha
[Brasil / 2007 / 142 min]
Ao investigar as motivações estéticas e a luta incansável de Glauber Rocha (1939-1981) pela liberdade no país, “Anabazys” procura examinar as raízes dos pré-conceitos forjados historicamente contra “A Idade da Terra”, filme testamento do realizador baiano. Um documentário sobre um filme onde o autor assume também o papel de actor da sua verdade histórica. Com imagens inéditas de Glauber no exílio e cenas do seu programa de televisão, “Abertura”, “Anabazys” esclarece a postura polémica do realizador durante a ditadura, em defesa das aberturas democráticas no país. Documentário co-realizado pela sua filha Paloma Rocha.

🎥 17 DE SETEMBRO
BELAIR, de Noa Bressane e Bruno Safadi
[Brasil / 2010 / 81 min]
Retrato da produtora criada por Julio Bressane e Rogério Sganzerla na década de 1970. Durante apenas quatro meses, a empresa realizou sete longas, mas graças ao conteúdo das obras foi forçada a encerrar actividade.

🎥 24 DE SETEMBRO
CHANTAL AKERMAN, DE CÁ, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira
[Brasil / 2010 / 61 min]
Resultado da entrevista com a realizadora belga conduzida pelo co-realizador Leonardo Luiz Ferreira. Numa narrativa sem recurso a trechos de filmes que constituem a sua assinalável obra cinematográfica, apenas os depoimentos de Chantal Akerman constroem o filme, na qual ela reflecte sobre a sua vida, obra e o próprio cinema.